To Think or Not to Think

Eu queria ganhar um punhado de moedas todas vez que alguém me dissesse "tu pensa demais". Eu provavelmente estaria pobre, mas isso porque teria gasto uns bons milhões com bobagens.

Primeiro, eu não penso demais. Eu sou uma das pessoas mais impulsivas do mundo moderno. Segundo, eu penso, sim, bastante. Que horror deve ser para a maioria das pessoas que se assusta com a própria capacidade cognitiva uma vez que esta revela o quanto estúpidas podem ser suas vidas. Aí elas desistem de pensar. Ignorance must be bliss, after all.

"Pensar demais" como uma colocação pejorativa equivale a queimar todas as obras de Nietzsche, Kant, Aristóteles e todos os comparsas destes caras aí e tacar fogo, traçando uma visão bastante Bradburiana da vida (Fahrenheit 451, trilogia negra, Ray Bradbury, recomendo, não enche). Reflexão é a arte de entender um pouco do mundo que ns rodeia e estabelecer conclusões satisfatórias para os eventos. Listo algumas das minhas conclusões retiradas de momentos profundos de reflexão sobre acontecimentos empíricos:

- Nada de bom pode vir de nenhuma religião.
- Felicidade é estimada além do seu real valor.
- Tristeza nem sempre é ruim.
- A arte compõe melhor o intelecto humano como um todo do que cálculos matemáticos.
- Não esqueça as coisas ruins.
- Esqueça as coisas boas.
- A vida se constrói invariavelmente em ciclos de felicidade e tristeza, assim como um sistemas econômico em ciclos de desenvolvimento e recessão.
- Pipoca é tri bom, mas a casca do milho às vezes gruda no dente (representação visual da dualidade dos eventos).

Pensar mais. Nunca acho que pensamos o suficiente. Vou começar a apontar pras pessoas e dizer "tu pensa de menos".

Nah, não vou dar essa contribuição assim de graça.

Comentários

Luciano Pyw disse…
Pensar demais é uma crítica pra quem age de menos.
Eu até penso, as vezes, mas não dou prioridade pra isso. Terei toda a minah velhice pra pensar sobre uma cama. Agora a minha preocupação é agir. sempre de forma impulsiva, rápida e, dentro do possível, incoerente.

Ah! também não entendo essa veneração a tristeza. Eu e ela vivêmos harmonicamente longe um do outro. Tem muita coisa pra se fazer na vida pra gastar tempo me sentindo triste. Estou numa fase que nem ler faço mais. Desperdício de tempo. Tu aprende mais falando com pessoas do que lendo o que estranhos escreveram.*

* Criando polêmica.
Sandro Santos disse…
Ah para que gosta de Bradbury, só falta me dizer que tu lê Phillip K. Dick...
ficção cientifica sucks

Pense sobre isso.
Concordo com muito do que foi dito , principalmente sobre a pipoca.


ps. pil querendo levar o título de anencéfalo ( palavra da moda ) do ano
Anônimo disse…
eh, sandro. ficcao cientifica eh uma bosta. LEGAL EH TU.

uh.

(mas, tipo, bradbury eh tao ficcao cientifica quanto orwell. if you catch my drift)

e jules verne eh trimmassa quando se tem 7 anos.

e esse tal de luciano tem que parar de ler o guia da tv. ta fazendo mal pra ele.
Anônimo disse…
fischer, tu nao entendeu o sentido do que a pessoa te falou, e acabou dando tua propria interpretacao mangol pra tal frase.

tu eh que nem eu, quando nao me dei conta de que "coffee means sex".

"it keeps me up. that's what I said".

George L. Costanza

Postagens mais visitadas deste blog

Lodo

Juras à Barba Eterna e outras promessas a deuses